Pesquisa personalizada

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MEU BEBE ENGASGOU, O QUE FAZER?

Olá Meninassss!!

Como falei no post anterior, levei um baita susto com a Gigi. Ela teve seu primeiro engasgo mais "assustador". Não sei com o que ela engasgou.. hoje acho que foi com saliva.

Enfim, ela começou a tossir e ficou nitido que algo estava arranhando a garganta.... Foi tenso! Virei de barriga para baixo e dei tapas nas costas. Mas, como diz o vídeo indicado, como mães ou pais, não usamos a força necessárias para "desengasgar".

Só sei que enfiei o dedo na garganta dela e veio sangue. Na hora nem me liguei que minha unha poderia arranhar a garganta dela.Eu só queria tirar o que estava incomodando.. Nessa hora ela chorou. Foi um alívio porque, se ela chorou, é sinal de que estava respirando mas o desespero não passou, afinal, veio sangue!

Corremos para o Hsp e digo, nessa hora, apesar do meu marido ser médico, ele simplesmente desmoronou! Começamos a imaginar que ela tinha engolido algo que rasgou a garganta, enfim....

No final foi apenas um susto. A minha unha que arranhou a garganta dela, fazendo sair aquele sanguinho. Hoje eu sei que se tivesse lido mais sobre o assunto, não teria colocado o dedo na garganta, pois poderia até piorar a situação. Mas nessa hora a gente não pensa. Independente da instrução que se tenha.

Achei legal relatar minha experiência e também apresentar o que devemos fazer em casos como o meu. Apesar de saber que calma é essencial, quando acontece com a gente, calma é a última coisa que temos!

REPORTAGEM DA REVISTA CRESCER

REPORTAGEM DO SITE DA ALOBEBE

8 comentários:

  1. Muito bom abordar esse assunto, qualquer mãe se desesperaria por isso...

    bjo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa q desespero deve ser! o Antonio só se engasgou de leve ainda bem, bom saber q tem q ser um tapa forte, acho que eu tb faria q nem a mãe do vídeo!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo desesperador quando acontece com a gente, mesmo que saibamos o que devemos fazer... ainda bem que está tudo bem com a pequena!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  4. Otima postagem, nos ajuda muito !
    Uma linda semana para vcs....

    bjussss meu e da Julia

    ResponderExcluir
  5. Ótimo assunto, precisamos estar preparadas para os pequenos acidentes das crianças, eu até hoje consegui "pensar" nas hora, acho que é treino por ter sido professora de crianças e ter sobrinhos, mas procuro sempre me informar bem e chego a tentar visualisar acidentes, para tentar memorizar o que fazer, ufa, espero que dê certo ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Amiga.. Chorei quando vi o video, eu imagino o que vc passou e morro de medo de passar pelo mesmo..
    Tudo de bom..

    Tata - Blog - Meu Reizinho

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Ontem meu primeiro filho, um bebe de 7 dias se engasgou...
    Eu sempre deixo ele deitado de lado para evitar isso e acreditem, desde que ele nasceu eu não dormia olhando ele dormir, com medo que isso acontecesse... Uma sensação inexplicável!
    Ontem meu marido deu banho nele, como de costume, depois tentei amamentar, mas ele não quis, achei estranho, mas o coloquei no carrinho, viradinho de lado.
    Graças a Deus não o deixei no berço, o trouxe para sala para ficar com a gente.
    Meu marido estava na cozinha e eu sozinha na sala, de repente olho para meu filho e ele estava roxinho, ele nem resmungou, saia uma bolhinhas, por isso, acreditamos que ele tenha engolido um pouquinho de agua com sabão no banho.... Foi desesperador!
    Sem experiencia, eu o sacudi, o coloquei de pé (depois o medico me disse que isso é bem pior, porque se ele tiver algo na boca, caba entrando), mas ele estava sem respirar, a expressão facial dele era algo assustador, parecia que estava perdendo meu bebe...
    Nessas horas, todos os telefones fogem de nossa mente, ficamos sem saber o que fazer, aí me lembrei que assisti uma reportagem onde a mãe ligou 190 e foi isso que eu fiz. O atendente foi super calmo e me explicou o que fazer. No começo não estava resolvendo, meu bebe não chorava, estava tendo tipo uma convulsão... Meu marido começou a se arrumar para ir ao hospital, mas eu queria resolver naquele momento, então fomos ao hospital fazendo o procedimento correto e qdo chegamos lá o nosso bebe estava bem. Ainda assim foi examinado para saber se não havia prejudicado o pulmão, mas graças a Deus estava tudo bem.
    Então meninas, no desespero ligue 190 e depois lembrem-se de ligar agradecendo a esses anjos.
    Não desejo isso pra ninguem, então, fiquem de olho, todo cuidado é pouco!

    ResponderExcluir

Deixe seu coments aqui :-))